Órgão responsável

Secretaria Municipal de Saúde

Gabriela de Souza Martins Macedo
sec.mun.obras@gmail.com
(84) 3697-0077
Rua Monsenhor Freitas, n°02
De segunda a sexta das 08:00 às 12:00 - 14:00 às 17:00

Acesso a medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS)

O acesso aos medicamentos de alto custo pode ser realizado tanto por agendamento prévio quanto de forma espontânea, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

Descrição

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é um importante instrumento orientador sobre o uso de medicamentos e insumos no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualizada a cada dois anos, a Rename 2024 apresenta os medicamentos disponíveis no SUS em todos os níveis de atenção e organizados por responsabilidades de financiamento. Isso garante transparência no acesso e fortalece o Uso Racional de Medicamentos.

Uma das principais novidades da Rename 2024 é a disponibilização da “Rename em Tempo Real”. Essa ferramenta digital permite consultar informações atualizadas sobre medicamentos e insumos de forma ágil e prática. Com filtros por nome, tipo de financiamento, forma farmacêutica e outras categorias, o painel eletrônico garante rapidez no acesso às informações e acompanha mudanças na lista em tempo real.

Ao facilitar o acesso à informação e promover maior transparência, a Rename contribui diretamente para a eficiência da gestão em saúde e para o bem-estar da população.

A Rename 2024 mantém a classificação “AWaRe” da Organização Mundial da Saúde (OMS) para medicamentos antimicrobianos. Essa classificação tem como objetivo combater o desenvolvimento de bactérias resistentes a esses medicamentos e está em alinhamento com o Plano de Ação Global da OMS sobre resistência antimicrobiana.

Documentos necessários

— Cartão SUS — Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Quanto custa?

Grátis

Endereço onde o cidadão pode obter o serviço

Dados da secretaria ao lado.

Prazo para atendimento

Via agendamento ou demanda

Principais etapas para o processamento do serviço

Cadastro de pacientes e a distribuição de medicamentos de alto custo (componentes especializados) são realizados na Secretaria de Saúde, localizada na Praça Dr. Arlindo da Rocha, Centro, mediante os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas prescritos por médico especialista.